Nos últimos anos, a tecnologia e a indústria varejista têm se transformado de forma acelerada. A pandemia de COVID-19 foi um dos principais catalisadores para essas mudanças, acelerando a adoção do comércio eletrônico e a necessidade de novas soluções para atender às necessidades dos consumidores. Além do aumento do interesse pelas compras online, novos tipos de ameaças cibernéticas mudaram a forma como as pessoas consomem e como as empresas varejistas devem operar. A modernização do varejo é uma realidade com inovações impressionantes como, por exemplo, as redes definidas por software (SD-WAN).
Entre as muitas razões pelas quais a tecnologia tem chamado atenção do setor varejista, duas devem ser destacadas:
- O SD-WAN oferece uma rede WAN inteligente que aprimora tanto a experiência do cliente, quanto a eficiência das operações de varejo.
- A tecnologia pode reduzir custos de conectividade e manutenção ao otimizar o uso da largura de banda e simplificar a infraestrutura de rede.
- O SD-WAN oferece segurança abrangente para locais de varejo distribuídos, incluindo lojas, armazéns e outros locais.
Estudos de mercado mostram uma tendência no aumento da demanda pela tecnologia SD-WAN. Um dos fatores que contribuem para isso é o exponencial crescimento da preocupação com segurança e os esforços em aprimorar a experiência do usuário e do cliente. De acordo com o Gartner, a afirmação é que, até 2025, qualquer sistema que não esteja baseado na nuvem será considerado obsoleto. A consultoria prevê que mais de 95% das novas operações digitais serão executadas em plataformas nativas da nuvem, em comparação com apenas 30% em 2021.
Benefícios do SD-WAN para o varejo
A tecnologia SD-WAN inteligente oferece muito mais do que apenas uma maneira de conectar a internet ou a rede de uma loja. Se fosse apenas isso, poderíamos usar um equipamento de rede mais antigo e mais barato. Mas o SD-WAN oferece muitos recursos novos e úteis para melhorar a forma como as lojas funcionam.
Aqui estão alguns exemplos:
- Flexibilidade
- Conectividade aprimorada
- Manutenção reduzida
- Melhor eficiência de largura de banda
- Integração aprimorada
- Redução da complexidade
- Maior segurança
Essas tecnologias ajudam as lojas a funcionarem melhor e a oferecerem um serviço mais eficiente aos clientes. Quando acontecem problemas na rede, como quando a internet para de funcionar, o SD-WAN ajuda a garantir que as operações essenciais, como as transações de pagamento, continuem funcionando sem problemas. Além disso, ele fornece informações em tempo real para que os gerentes das lojas possam acompanhar como a rede está sendo usada e resolver problemas rapidamente.
Proteção contra ameaças cibernéticas
Nos encontramos em um cenário de ameaças em constante crescimento e evolução. De acordo com o relatório do FortiGuard Labs, a divisão de inteligência de ameaças da Fortinet, somente no ano de 2022, houve um registro de 360 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na América Latina.
O setor varejista é um dos mais visados pelos ataques, uma vez que as empresas varejistas coletam e armazenam uma grande quantidade de dados sensíveis, como informações de clientes, dados financeiros e segredos comerciais. Esses dados representam alvos atraentes para invasores que buscam lucrar ou causar danos.
Nesse cenário, o SD-WAN desempenha um papel crucial na proteção do setor varejista contra esses ataques cibernéticos. A tecnologia oferece diversas camadas de segurança, incluindo criptografia de dados para proteger informações sensíveis, como dados de clientes e funcionários, contra acesso não autorizado. Além disso, o SD-WAN emprega autenticação e autorização para restringir o acesso à rede apenas a usuários autorizados, aumentando a segurança. Ela também realiza inspeção de tráfego para identificar e bloquear tráfego malicioso, como malware e DDoS. Além disso, o SD-WANs fornece relatórios e análises detalhados que ajudam as empresas a identificar e responder a ameaças cibernéticas, melhorando a segurança geral do varejo.
Bônus: redução de custos no varejo com SD-WAN
Existem várias maneiras pelas quais essa tecnologia pode contribuir para a economia financeira. Em primeiro lugar, o SD-WAN possibilita uma redução significativa nos custos de conectividade. Isso acontece porque essas redes permitem o uso de diferentes tipos de links de rede, como MPLS, banda larga, 5G/4G/LTE ou outros serviços. Isso ajuda as empresas a encontrar as melhores ofertas de conectividade disponíveis no mercado, resultando em economia de recursos financeiros.
A tecnologia também tem a capacidade de eliminar a necessidade de hardware dedicado, como roteadores e switches. Por exemplo, uma empresa de varejo pode usar SD-WANs para conectar suas lojas a um data center central, eliminando a necessidade de dispositivos de rede dedicados em cada loja. Isso não apenas reduz os custos de aquisição de hardware, mas também os custos operacionais associados a esses equipamentos.
Outro ponto importante é a economia de custos de gerenciamento. O SD-WAN pode ser gerenciado remotamente, permitindo que as empresas administrem toda a sua rede a partir de um único local. Isso simplifica o gerenciamento de rede, reduzindo os custos relacionados à manutenção e administração de várias instalações.
Para saber mais sobre como o SD-WAN pode beneficiar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas ou leia SD-WAN: Guia completo sobre a tecnologia.